Centro de Saúde Veterinária promove ação de cuidado aos animais da comunidade

reportagem e fotos|ANA PAULA LIMA

No domingo, 23 de outubro, o Centro de Saúde Veterinária proporcionou atendimento clínico, vacinação e desverminação para cães e gatos da comunidade do entorno do campus Fapa da UniRitter. A ação, realizada em comemoração ao Dia Mundial dos Animais, foi bem recebida pela público que logo cedo estava na fila aguardando o atendimento gratuito. “Acho o evento muito importante, pois às vezes as pessoas não têm onde levar os seus bichinhos ou não têm condições”, disse Caroline Magnus, 22 anos, uma das beneficiadas pela ação.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Uniritter, Viviane Marques Guyoti, cerca de 17 alunos, vinculados ao projeto de extensão Núcleo de Estudos de Pequenos Animais, contribuíram para o trabalho, além dos funcionário do Centro Veterinário. Todos os estudantes estavam muito envolvidos. Com muito cuidado eles atendiam aos cães e gatos.

O primeiro passo era fazer uma ficha cadastral e a pesagem. Logo depois os animais eram examinados e, se não houvesse nenhuma condição médica especial, eles eram vacinados. “Estar aqui hoje não tem como explicar… o bem que estamos fazendo, vacinando, cuidando dos animais e dando as orientações ao público”, argumentou a estudante Tamires Cunha.

Na atividade também estava presente a Organização Nacional de Defesa Animal (ONDA), com sede em Cachoeirinha. A ONG trouxe inúmeros animais para a adoção. Todos arrumados e bem cuidados, estavam à espera de um lar. Algumas pessoas também levaram animais para a ONG achar um lar, como Rosângela Rodrigues, 40 anos, técnica de enfermagem. Ela levou três filhotes. Atualmente, Rosângela cuida de quatro cachorros em sua casa e de outros dez que ficam na frente de seu portão. Por mais que as condições financeiras sejam difíceis, ela nunca deixa de ajudá-los.