Job Date: um encontro para quem é apaixonado pela comunicação

A carreira profissional pode ser vista também como um casamento, pois exige tempo, dedicação, compromisso e, principalmente, amor. Já a vida acadêmica é como um namoro onde as pessoas apaixonadas conhecem melhor a profissão escolhida, experimentam emoções que futuramente irão sentir. Foi pensando assim que a Faculdade de Comunicação Social da UniRitter (FACS) promoveu o Job Date, um evento em que os alunos puderam ter encontros com profissionais da área da comunicação.

Os alunos vieram bem vestidos, perfumados, preparados com currículos, portfólios e tudo mais que pudesse ajudar a conquistar o seu grande amor. O encontro funcionava como uma entrevista de emprego: os profissionais conversavam com o os alunos e, no final, se gostassem deles, trocavam contatos para, quem sabe, uma oportunidade de estágio. Para a estudante de Publicidade e Propaganda, Taís Torbes, o evento foi uma boa oportunidade de se preparar para entrevistas de emprego reais. “Eles dão feedbacks e alguns são bem críticos, então é bem interessante”, afirma a estudante.

Jennyfer Siqueira/Agex
Profissionais da área da comunicação conversaram com os alunos da FACS (da esquerda para a direita: Monique Amaral, diretora da MÔ Amaral Consultoria, Planejamento e Gestão de Eventos; Patrícia Correa, diretora executiva na Up Time Comunicação; Mauro Schneider, editor do Geração E/Jornal do Comércio; Danilo Teixeira, diretor de jornalismo do SBT Rio Grande do Sul; Martin Haag, sócio-diretor da City Insights Originais; e Alfredo Fedrizzi, sócio-diretor da Escala Comunicação e Marketing)

Na segunda parte do evento, os profissionais convidados tinham um espaço para dar um feedback geral e falar sobre o que se espera de um novo comunicador. Por vezes as opiniões divergiam, mas em uma coisa todos concordaram e repetiram mais de uma vez: a paixão é fundamental. Foi comentado também que o fato de ter curso superior, atualmente, já não é mais um diferencial. Além de que vários concorrentes têm um currículo brilhante e é preciso de mais para se destacar. Para Martin Haag, sócio-diretor da City Insights Originais, é necessário ter uma conexão com o seu trabalho e se identificar com o que faz. “Não trabalhe para acumular currículo e conquistas, trabalhe para a vida”, complementa Haag.

Outra dica bastante destacada foi a importância de criar contatos no seu meio profissional, não ter medo de falar com as pessoas e ser verdadeiro. De acordo com Alfredo Fedrizzi, sócio-diretor da Escala Comunicação e Marketing, a incoerência na fala de um concorrente é facilmente identificada em uma entrevista de emprego. “Se a pessoa falar na entrevista que gosta de ler, eu vou perguntar qual o livro preferido dela e o que ela está lendo no momento”, diz Fedrizzi. Ele ainda complementa falando que para ele o mais importante é o que a pessoa é, porque as técnicas e experiência pode se ganhar dentro da empresa e por isso é fundamental o candidato saber se vender. “Arrisque, não seja genérico e se qualifique”, aconselha Monique Amaral, diretora da agência MÔ Amaral.

Jennyfer Siqueira/AGEX
Alunos puderam conversar de perto com profissionais que atuam no mercado da comunicação como o publicitário Alfredo Fedrizzi, sócio-diretor da Agência Escala

O evento surgiu de necessidade de debater o tema da empregabilidade na comunicação. A missão de organizar o Job Date ficou com as coordenadoras dos cursos de Publicidade e Propaganda, Sônia Zardenunes, e de Relações Públicas, Tânia Almeida. “A gente estava cheio de dúvidas de como fazer, mas no final deu tudo certo e foi um sucesso”, comenta Sônia.  Com o retorno positivo do evento e, principalmente, com o engajamento dos alunos, o Job Date passará a ser anual. “É um formato diferenciado dificilmente encontrado, esperamos replicar para outras faculdades da UniRitter também”, conta Marc Deitos, diretor da Escola de Comunicação e Negócios da UniRitter.

REPORTAGEM: Helena Ribeiro
FOTOS: Jennyfer Siqueira