Professores e alunos da UniRitter apresentam projetos de extensão desenvolvidos no primeiro semestre de 2016

O auditório 4 do campus Fapa da Uniritter se transformou, no dia 5 de julho, em um espaço de integração entre os cursos de graduação da instituição. Esse ambiente foi proporcionado pelo primeiro dia do Encontros de Extensão 2016, que ocorreu, além do dia 5, nos dias 6 e 7 de julho. O evento reúne alunos e professores de diversos cursos da instituição para falar sobre os projetos desenvolvidos durante o semestre nas comunidades do entorno dos campi da UniRitter. No primeiro dia de evento foram apresentados seies projetos:

METAFORMOSE ADJACENTE UNIRITTER
CURSOS: Nutrição, Farmácia, Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo

Metamorfose Adjacente Uniritter, apelidado de “MAU” por seus idealizadores, é uma iniciativa que conta com alunos e professores dos cursos de Nutrição, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental. Essa parceria foi feita para contemplar a comunidade próxima ao Campus Zona Sul. Atuando em diversas áreas, o projeto tem em vista a revitalização da Praça Oswald de Andrade para que as crianças da creche da região possam ter um local adequado de lazer. Além de atuar diretamente com as crianças com objetivos culturais, ambientais e prestação de serviço, os alunos de Arquitetura e Urbanismo ainda se responsabilizaram por fazer a planta baixa da escola. O curso de farmácia atua juntamente com o de Engenharia Ambiental na construção de uma horta e no catálogo de plantas medicinais plantadas na praça. Além disso, oferece oficinas de educação ambiental às crianças da comunidade.

PARCEIRA/CONVÊNIO ENTRE A KINDER CENTRO DE INTEGRAÇÃO DA CRIANÇA ESPECIAL E A UNIRITTER
CURSO: Psicologia

O Projeto Kinder é um convênio entre a escola Kinder, que atende crianças com dificuldades especiais, e o Núcleo de Neurociência. Os objetivos são prestar auxílio nas áreas da psicologia aos alunos da escola, famílias e cuidadores. A identificação das demandas da escola moveu os extensionistas a assumir a responsabilidade de auxiliar o núcleo de psicologia da escola.

COMITÊ PROLER UNIRITTER/PORTO ALEGRE SEMEANDO A LEITURA
CURSO: Letras

REPRODUÇÃOO Comitê ProLer UniRitter/Porto Alegre abriu a apresentação com uma performance de “A Rita”, de Chico Buarque, com o objetivo de mostrar a importância do mediador literário no incentivo à cultura. O Proler nasceu em 1992, no Rio de Janeiro, e conta com diversos comitês espalhados pelo país. Nos últimos quatro anos, a UniRitter sedia um desses comitês e promove eventos como o Sarau Literário, organizado pelo curso de Letras. O projeto ainda envia voluntários como contadores de histórias infantis em bibliotecas comunitárias, com o objetivo de não apenas de incentivar a leitura, mas cada vez mais, transformar não leitores em leitores.

GESTAÇÃO, PARTO E INFÂNCIA: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER DA CRIANÇA
CURSOS: Enfermagem e Fisioterapia

A parceria entre os cursos de Enfermagem e Fisioterapia fez nascer o “Projeto Gestação, Parto e Infância”, que tem como proposta auxiliar gestantes com exercícios e acompanhar a saúde materno-infantil até a primeira infância das crianças. Todas as integrantes do projeto ressaltam a importância da orientação de mulheres sobre os cuidados básicos com o corpo que garantem uma gestação mais tranquila, além de uma série de cuidados pós-parto. A iniciativa atua em postos de saúde e contempla gestantes e mulheres que deram à luz recentemente prestando orientação e acompanhamento a essas famílias.

VIVA CRUZEIRO: MAPEAMENTO DA REDE DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (RAPS) DA ZONA SUL/CENTRO SUL, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS
CURSO: Psicologia

Outra iniciativa do curso de Psicologia é o “Viva Cruzeiro”, que mapeou a rede psicossocial do bairro Cruzeiro com o objetivo de tornar acessível à comunidade a informação sobre os serviços que são oferecidos na região. O projeto ainda acompanha a atuação dos psicólogos nas instituições mapeadas e se oferece para fornecer os serviços que não se encontram na área.

AMIGO DO BICHO: INTERAÇÃO COMUNIDADE – ANIMAIS SILVESTRES
CURSO: Medicina Veterinária

A iniciativa de educação ambiental promove o cuidado no resgate e manejo de animais silvestres e domésticos. O projeto firma-se na distribuição de panfletos com orientações em parques com grande circulação de pessoas. Ressalta a preocupação com a saúde e o bem-estar animal, e lembra a responsabilidade ambiental que o resgate e manejo correto de animais representa. Uma iniciativa de conscientização e esclarecimento de dúvidas.

REPORTAGEM: Lúcia Haggstrom
EDIÇÃO: Maurício Paulini