International Fair é oportunidade para ingressar no mundo do intercâmbio

Conhecer uma nova cultura, aprender um novo idioma e ampliar os horizontes profissionais. Quem não quer? A UniRitter faz parte de uma rede mundial de ensino, a Laureate, e anualmente reúne parceiros e estudantes em uma feira que apresenta inúmeras possibilidades de vivência no exterior: é a International Fair.

A experiência do intercâmbio orientado propicia o desenvolvimento pessoal aliado ao crescimento profissional. Estudar fora do país é um investimento com retorno garantido. A 6ª edição da feira reuniu no prédio A da UniRitter Zona Sul, na segunda-feira (2), algumas universidades que fazem parte da rede Laureate. Estados Unidos, Peru e Panamá foram os países convidados a apresentar seus programas de intercâmbio nesta edição.

Pela manhã, os estudantes conferiram de perto as oportunidades e dicas oferecidas pelos representantes das instituições estrangeiras. Entre uma conversa e outra, todos puderam conhecer e experimentar sanduíches gourmet preparados por estudantes do primeiro semestre de Gastronomia da UniRitter. Sedentos por conhecimento, tiraram dúvidas e conheceram os procedimentos necessários para realizar um intercâmbio. Entre os convidados, estavam Luiza Guerim, estudante de jornalismo que cursou um semestre na Santa Fe University of Art and Design, nos Estados Unidos, e Bruna do Erre, que cursa Relações Internacionais e esteve por seis meses na Kendall College, em Chicago. Elas compartilharam suas experiências no exterior e deram dicas sobre como se preparar para uma viagem de estudos:

“As dificuldades que tive foram na questão financeira. Minha mãe me enviava dinheiro e eu não conseguia fazer render o mês inteiro. Tive que ser babá de cachorro para conseguir um extra e complementar a renda mensal. Mas toda vivência te trás experiência e enriquece o currículo”, comenta Bruna. Ambas concordam que falta de dinheiro não é impedimento para realizar o sonho de estudar fora, como sugere Luíza, ao indicar que “estar atento aos editais e oportunidades financiadas pela própria UniRitter é um ótimo meio de viajar, pois alguns eventos são totalmente custeados pela universidade”. Luiza participou do CGI (Clinton Global Initiative) como âncora e representante da rede Laureate, enquanto Bruna esteve presente no WOBI (World of Business Ideas), um dos principais eventos de negócios nos EUA.

Confira algumas fotos da International Fair:

Demonstração dos alunos do curso de moda. Foto: Manoela Behar | AgEx UniRitter Zona Sul.

As Universidades:

Buscando atingir os vários interesses dos alunos, a feira apresentou opções para cursos de idiomas.  Focados em conversação e vocabulário acadêmico para negócios, são oferecidas tanto modalidades de semi-intensivo quanto para graduação, pós e dupla titulação.

DIVULGAÇÃOA Kendall College, localizada na cosmopolita Chicago, oferece graduações nas áreas de negócios, hotelaria e gastronomia. Conta também com cursos de duas semanas de imersão no idioma ou na área de negócio, durante o período de férias.

REPRODUÇÃOA University of California, campus Irvine, apresenta dois de seus pacotes de programas de intercâmbio: além de atender os interessados em ampliar seu conhecimento no idioma, ou realizar uma pós-graduação no exterior, oportuniza um programa de estágios para a inserção dos alunos no mercado internacional.

REPRODUÇÃOA experiência de educação à distância e dupla titulação fica por conta da Walden University. Com sede em Minnesota, o programa volta-se para estudantes que desejam também se especializar nas áreas de Justiça Criminal, Administração, Contabilidade e Relações Internacionais.

REPRODUÇÃOJá a Universidad Interamericana de Panamá, localizada na Cidade do Panamá, apresenta programas de graduação, pós-graduação, dupla titulação e MBA. Os cursos são Arquitetura, Administração, Engrenharia, Tecnologia da Informação, Hotelaria, Recursos Humanos, Direito, Turismo e Psicologia.

REPRODUÇÃOReconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior no Peru, a Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC) oferece, para interessados em conhecer o país do império Inca, mais de 40 cursos de graduação, com a opção de escolha de aulas ministradas em espanhol ou inglês.

O coordenador do International Office e professor da Faculdade de Comunicação Social da UniRitter, Rodrigo Rodembusch, conta sobre a importante parceria que as instituições brasileira e peruana estão firmando juntas: “Aproveitamos a presença da coordenadora da UPC, Mónica Garcia, entre os convidados, para desenvolvermos grupos de viagens entre as duas universidades. Seja para estudar, visitar ou participar de eventos, serve também como alternativa para aqueles que têm no inglês uma barreira”.

No final do evento foram entregues bolsas de estudo para cursos de inglês, do programa de idiomas da Santa Fe University of Art and Design. Os ganhadores foram os dez alunos que atingiram melhor colocação na prova do ENADE 2015.

Confira o vídeo da repórter Sara Ortiz:

REPORTAGEM: Jennyfer Siqueira
EDIÇÃO: Maurício Paulini