AGEX e Mate-papo são apresentados na 6ª edição dos Encontros de Extensão

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (ProPEx) realizou dia 25 de novembro a 6ª e última edição de 2015 dos Encontros de Extensão. Os projetos apresentados foram Agência Experimental de Comunicação Integrada, dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, e Mate-Papo, do curso de Relações Internacionais. O evento aconteceu no final da manhã, no Foyer do Auditório Master do campus Zona Sul.

“O Mate-Papo permite trazermos para a faculdade temas ou enfoques novos sobre as Relações Internacionais. Muitas vezes, o palestrante fala sobre sua experiência profissional muito recente, trazendo informações que nem foram publicadas ainda. O fato de prosseguirmos com a discussão em sala de aula depois faz com que o projeto não seja simplesmente um ciclo de palestras”, avalia a coordenadora do curso de Relações Internacionais, Denise De Rocchi.

Para a Assessora Institucional de Extensão, Cristiane Avancini Alves, os Encontros de Extensão realizados em 2015 refletem a importância do diálogo entre os projetos extensionistas da instituição. “A troca de experiências entre professores e alunos potencializa a interdisciplinariedade e traz importantes bases para nossa constante afirmação da responsabilidade social, característica marcante da atividade de extensão”, afirma Avancini Alves.

Durante o sexto encontro realizado no dia 25 de novembro, o projeto da Agência Experimental de Comunicação Integrada (Agex) foi apresentado pelos professores que coordenam os três núcleos da Agex: Roger Bundt, do curso de Publicidade e Propaganda, Roberto Villar Belmonte, do curso de Jornalismo, e Tânia Almeida, do curso de Relações Públicas. Alunos dos três cursos que participam do projeto como monitores e voluntários relataram suas experiências.

“Os monitores e voluntários criam e produzem peças publicitárias, no campus Zona Sul e também no campus Fapa”, informa o coordenador do Núcleo de Publicidade e Propaganda da Agex, Roger Bundt. O Núcleo de PP liderou a elaboração de trabalhos de comunicação integrada para atender o Condomínio Parque Residencial Teresópolis e a Cooperativa Cootravipa. Também trabalhou na XI SEPesq, na Semana Acadêmica da Saúde e no Clinton Global Initiative.

No Núcleo de Relações Públicas da Agex, os alunos realizaram uma pesquisa com egressos da UniRitter, uma sondagem de opinião com alunos dos três primeiros semestres, divulgaram o jornal Unipautas e a Agex. “Durante a XI Sepesq, colocamos no ar a Rádio Unione em uma parceria com o professor Rodrigo Rodembusch, coordenador do estúdio de rádio, e o envolvimento dos alunos foi total”, comemora a coordenador do Núcleo de RP, Tânia Almeida.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Jornalismo, Roberto Belmonte, a Agex procura sempre trabalhar em duas frentes. Atua como assessoria de imprensa cobrindo, sempre que possível, eventos de outros cursos e da instituição de ensino. “Também incentivamos o desenvolvimento de textos mais jornalísticos com os alunos para que eles possam experimentar linguagens e pensar sobre os novos rumos possíveis da profissão”, informa o professor Belmonte.

“Tivemos a oportunidade de colocar mais em prática questões vistas nas disciplinas durante o curso. A cobertura da II Semana de Jornalismo Avançado, realizada em setembro, e da XI Semana de Extensão Pesquisa e Pós Graduação da UniRitter (SEPesq), em outubro, foram grandes exemplos. Além disso tivemos total liberdade para criar e deixar os textos com a nossa cara”, disse Francine Silveira, monitora do Núcleo de Jornalismo da Agex.

roberto_belmonte

Faculdade de Publicidade e Propaganda