Comando Militar do Sul abre as portas para o jornalismo

A fim de formar correspondentes de guerra, o Comando Militar do Sul ofereceu estágio de correspondente de assuntos militares a estudantes e jornalistas de Porto Alegre

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o Comando Militar do Sul realizou mais uma edição do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM). A iniciativa é voltada para jornalistas e estudantes de jornalismo e ensina como os profissionais devem agir durante coberturas de conflitos.

As principais atividades do primeiro dia de estágio foram palestras com instruções sobre comunicação social dentro do Comando Militar do Sul (CMS) e também durante operações militares.

Os temas tratados foram Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA), técnicas de higiene e primeiros socorros. Também foi realizada uma visita ao Museu Militar.

Os jornalistas Marcelo Rech e Humberto Trezzi, do jornal Zero Hora de Porto Alegre (RS), aproveitaram para conversar sobre suas experiências em coberturas de guerra.

No segundo dia de curso foi realizada uma visita ao Regimento Osório (3º Regimento de Cavalaria de Guarda) com demonstrações de cães de guerra, controles de distúrbios, tanto a pé quando a cavalo, e também um passeio pelas dependências do regimento.

No terceiro e último dia o grupo foi para o 19º Batalhão de Infantaria Motorizada, em São Leopoldo, assistir a simulações de progressão de jornalistas junto aos militares durante os combates.

Os participantes do estágio aprenderam ainda como preparar e consumir ração operacional, utilizada por militares em situações de guerra, técnicas de sobrevivência, orientação com auxílio do sol e bússolas. Técnicas de ofidismo, estudos para identificação de animais peçonhentos, encerraram as atividades do ECAM 2015.

Alunos de Jornalismo da UniRitter durante Estágio de Correspondente de Assuntos Militares – Crédito: Exército/Divulgação

Confira também a narrativa Dias de Treinamento, do estudante  de jornalismo Sidd Rodrigues.

REPORTAGEM: Daniela Knevitz
FOTOS: Sidd Rodrigues