‘Encontros de Pesquisa’ discute os tratados da América Latina

Questões sobre economia e a burocracia encontrada pelas cidades fronteiriças entraram na pauta

por Gabriela Freitas

Unificação de esforços entre as cidades e países participantes dos grupos econômicos que reúnem os países da América Latina é o objetivo primordial do projeto de pesquisa ‘A paradiplomacia na integração regional sul-americana: as relações da Rede Mercocidades com o Mercosul e a possibilidade de interação com a Unasul’.

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (ProPEx), o projeto comandado pela Profa. Dra. Joseli Fiorin Gomes (foto acima) foi exposto no evento ‘Encontros de Pesquisa’ no dia 28 de setembro, no Auditório do prédio D, no Campus Zona Sul.

Desenvolvida já há dois anos a iniciativa procura investigar se as medidas e propostas de ações da rede Mercocidades (Mercado Comum das Cidades) impactam de alguma forma o Mercosul; e se a rede teria a possibilidade de ampliar sua abrangência afim de atuar junto a instituição Unasul (União de Nações Sul-Americanas), que já possui parceria com o Mercosul.

Em 2014 foi produzido um artigo com os resultados preliminares que foi divulgado na Revista Diálogo, organizada pelo escritório de Porto Alegre, em que o grupo de pesquisa sugeriu a aproximação da rede com a Unasul, por apresentarem simetria das agendas e temáticas que trabalham. O material também irá compor o livro em comemoração aos 20 anos da rede Mercocidades.

Indagada sobre a relevância da participação de alunos nestes trabalhos, a docente ressaltou que a participação dos alunos em projetos de pesquisa são muito importantes pois ajudam a desenvolver o pensamento crítico e produzir conhecimento além do que é adquirido em sala de aula.

ALU201321094