Encontros de Extensão marca último dia de atividades da XI Sepesq

A realização de mais um edição dos Encontros de Extensão marcou a manhã do último dia de atividades da XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (SEPesq) da UniRitter. Quatro trabalhos foram apresentados: O projeto Turismo e Literatura,  Memórias do Cais Mauá, Iniciação à docência na pedagogia  e Design Social Aplicado

por Francine Silveira

Ministrado pela coordenadora Regina Costa da Silveira, o curso de Letras apresentou o projeto “Turismo e Literatura” que tem como objetivo identificar os aspectos constitutivos da memória cultural de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul. A iniciativa começou em 2014 com o propósito de criar mapas turísticos para a cidade através da literatura e trouxe na última edição da SEPesq o tema sobre literatura africana e indígena.

Regina falou também de outros projetos ligados a esse como o “Sexta-feira do professor”, que há nove anos promove o encontro de professores em escolas e universidades. E o grupo “Baú de memórias” que reúne idosos todas as quartas-feiras aqui na UniRitter, há mais cinco anos. Os dois projetos dialogam com a iniciativa do Turismo e Literatura.

Coordenadora do curso de Letras da UniRitter, Regina Costa da Silveira, na abertura do evento Encontros de Extensão realizado na XI SEPesq – Crédito: Giovana K. Folchini / Agex

O segundo projeto apresentado é um trabalho realizado pelo curso de Design que documenta fotograficamente as obras de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. O professor José Lourenço Degani explicou que a ideia é salvar para a memória da cidade como era o local antes da transformação. O projeto começou  juntamente com o início das obras em janeiro de 2014.

Professor José Lourenço Degani durante o evento Encontros de Extensão realizado na XI SEPesq no campus Zona Sul – Crédito: Giovana K. Folchini / Agex

O projeto já tem cerca de seis mil fotos, incluindo foto montagens e stop motions feitos pelos professores e bolsistas do equipe. Em abril de 2014 as obras paralisaram por questões burocráticas e com isso o projeto também estacionou, o trabalho deve voltar em 2016, data prevista para a retomada das obras.

Outro projeto apresentado foi o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Iniciativa federal que disponibiliza bolsas a estudantes de Pedagogia para fazerem imersão em escolas de periferias e auxiliar na melhoria do aprendizado das crianças. Aqui na UniRitter, o projeto foi implantado em março de 2014 e atualmente atua na Escola Municipal Martim Aranha, na comunidade próxima ao Campus Zona Sul.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Cristina Rangel, explicou que objetivo do projeto é trocar experiências com os professores em sala de aula e encontrar uma melhor forma de ensinar os alunos. As crianças aprendem a construção de adição, subtração e multiplicação através de jogos, o que facilita mais o entendimento. Os materiais utilizados nas atividades do projeto são financiados pela UniRitter.

O quarto e último projeto a ser apresentado no encontro foi o Design Social Aplicado (DSA), produzido por professores e alunos de todas as áreas do Design, Jornalismo, Arquitetura, Publicidade e Propaganda. O projeto tem como objetivo transformar locais como penitenciárias, creches comunitárias e postos de saúde em espaços mais humanos, melhorando o ambiente para as pessoas que ali frequentam.

Eles atuam em parceria com a  Fundação Gaúcha de Bancos Sociais que ajuda com as doações de mobiliários, vestuários, livros, materiais de construção, computadores e até alimentos. O projeto já trouxe benefícios para mais de duas mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. As equipes multidisciplinares têm mais de 300 pessoas de diversos cursos, profissões e instituições. O DSA conta com o apoio financeiro acadêmico da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão (ProPEx) da UniRitter.

A última edição dos Encontros de Extensão de 2015 será realizada no dia 25 de novembro, uma quarta-feira, a partir das 11:30 no Foyer do Auditório Master no campus Zona Sul. Dois projetos serão apresentados: A Agência Experimental de Comunicação Integrada, dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda; e Mate-papo, do curso de Relações Internacionais.

ALU201211038