Juremir Machado lança na UniRitter livro sobre os 120 anos do jornal Correio do Povo

Na noite da última terça-feira (27), a Faculdade de Comunicação Social da Uniritter (FACS) recebeu o jornalista, professor e escritor Juremir Machado. Na oportunidade, Juremir apresentou seu novo livro “Correio do Povo, a primeira semana de um jornal centenário”, que será lançado 61ª Feira do Livro de Porto Alegre

por Bruna Fonseca

Cronista e apresentador do programa ‘Esfera Pública’ da rádio Guaíba, Juremir Machado falou que seu novo livro foi um desafio que se tornou muito agradável. “Em fevereiro deste ano, recebi um convite para escrever um livro sobre o Correio do Povo”, disse. Mas, como apenas essa tema era muito abrangente, optou por falar apenas da primeira semana de existência do jornal.

Durante a conversa, Juremir abordou fatos curiosos sobre o jornal Correio do Povo. Como foi fundado em 1895. Aos 27 anos de idade, Caldas Jr decidiu que queria criar seu próprio jornal.

Na época, os únicos veículos existentes eram político-partidários e defensores de causas. Caldas não queria que seu jornal fosse assim. Surgiu então o Correio do Povo – com 4 páginas e 6 edições por semana (não havia edição nas segundas).

Juremir Machado da Silva informou ainda que todo o acervo de 120 anos do jornal Correio do Povo está sendo digitalizado e deverá estar à disposição para pesquisa em no máximo dois anos.

Juremir  também fará palestra no curso de jornalismo no campus Fapa na próxima terça-feira, 03 de novembro, às 19h30, no Auditório 4.

roberto_belmonte

Faculdade de Publicidade e Propaganda

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: