Interferência das ruas: oficina de Street Art na XI SEPesq

Na quarta-feira (21/10) no campus Fapa da UniRitter, ocorreu um mini-workshop chamado “Interferência das ruas: Street Art” com a professora Kaori Tamekuni, atividade integrante da XI SEPesc, inspirada no Art Fest (Wisdow of Streetm de Luke Dorman)

por Victória Alfama
Núcleo de Jornalismo da Agex

A oficina teve como objetivo mostrar para os alunos a arte das ruas e seus vários desdobramentos. A professora Kaori Tamekuni mostrou aos alunos o documentário chamado “Saído pela loja”, lançado em 2010. O filme revelava a vida do grafiteiro Banksy, mergulhando no mundo da arte urbana.

Os alunos também tiveram a oportunidade de interagir com o professor da Faculdade de Santa Fé Luke Dorman, via Skype. O professor teve uma conversa sobre a questão “Vandalismo x Arte” e as inspirações dos artistas. Revelou que o design e a arte se juntam e conseguem transmitir valores culturais e disseminar conceitos para o mundo de um jeito único.

“Temos que pegar coisas do nosso cotidiano, coisas que são importantes”,defendeu o professor de Santa Fé.

Na conversa com os alunos, Luke disse que designers usam técnicas de roteiristas de filmes, tentando traduzir para o público o seu pensamento, e levantando questões do dia-a-dia.

“A arte de rua tem a função de pegar algo que não está bom, e transformar em algo agradável”, defendeu.

roberto_belmonte

Faculdade de Publicidade e Propaganda