Alunos de Arquitetura fazem trabalho com alunos da creche da Vila Orfanotrófio I

Nesta quarta-feira (28/10), alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus zona sul da UniRitter visitaram a creche do Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio I. O trabalho foi realizado sob a coordenação da professora Liege Puhl

por Rosa Mantovani

Os alunos ensinaram as crianças a construírem uma maquete com lugares essenciais em um bairro. “Queremos ver o que é importante para as crianças em sua comunidade, segundo suas próprias percepções”, explica Alexandre Cairo, que faz parte do trabalho voluntário há cerca de um ano. As crianças começaram pintando gravuras com imagem de cada um dos lugares que seriam colocados na maquete.

“Este tipo de trabalho faz muito bem as nossas crianças. Toda criança adora ver gente nova, e adoram participar de trabalhos diferentes. Eles estando felizes, estamos felizes também”, avalia a professora Eloisa Soares Alves, das turmas de 2° e 3° série.

Seus alunos tem entre 7 e 8 anos. Por morarem em uma zona muito conhecida por crimes, explica ela, muitas vezes essa creche é esquecida. Os “alunos da UniRitter fazem um trabalho comunitário muito legal, onde podemos ser incluídos”, constata Eloisa Alves.

Depois de terminarem a maquete, as crianças ganharam presentes e balas. “É muito gratificante ver o sorriso de uma criança ao acertar as respostas”, afirma Alexandre Cairo.

Na avaliação da professora Liege Puhl, é importante ter este primeiro contato para conhecer melhor as crianças da comunidade. “Mas isto não impede que no futuro façamos um trabalho envolvendo arquitetura também dentro da creche”, informa.

O grupo já realizou outras ações, de Natal e Páscoa, em 2014/2015 na creche do Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio I, que atende cerca de 150 crianças de 03 a 13 anos de idade.

roberto_belmonte

Faculdade de Publicidade e Propaganda