61ª Feira do Livro de Porto Alegre convida os leitores a refletir

Patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, Dilan Camargo, participa da coletiva de lançamento do evento - Crédito: Leilane W. Beck / Agex
Patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, Dilan Camargo, participa da coletiva de lançamento do evento – Crédito: Leilane W. Beck / Agex
“Venha pensar, ler e debater na praça. Livros ajudam a pensar”. Com este desafio proposto, a 61ª Feira do Livro recebe os porto-alegrenses a partir do dia 30 de outubro na Praça da Alfândega, no centro histórico da capital gaúcha

por Gabriela Freitas e Francine Silveira

Com campanha criada pela agência Matriz, a ideia é promover a leitura como caminho para promover a discussão e o pensamento crítico.  A cerimônia de abertura acontecerá nesta sexta-feira, dia 30 de outubro, às 19h no Teatro Carlso Urbim, e contará com a presença do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena; do patrono da 60ª edição do evento, Airton Ortiz; e do patrono da edição atual, Dilan Camargo.

Serão 17 dias onde a literatura tomará conta das ruas, buscando despertar o gosto pelas histórias que serão contadas e cantadas em uma programação elaborada para atender todos os gostos e idades. Cerca de 700 sessões de autógrafo; 300 atividades para crianças, jovens e professores; 48 manifestações artísticas; e 24 oficinas constam na programação da Feira.

Levando em consideração as dificuldade enfrentadas este ano para a organização da feira – a crise econômica que afastou alguns patrocinadores e a situação climática -, em nada diminuíram o trabalho e a vontade de dar vida a este projeto. “A Feira do Livro é um evento que recebe muito carinho do cidadão rio-grandense”, destaca o presidente da Câmara do Livro, Marco Cena.

Promovida pela Câmara Rio-Grandense do Livro, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, a Feira ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro. A programação, bem como o mapa do evento, podem ser consultados no site http://www.feiradolivro-poa.com.br/.

Internacionalidades

Autores estrangeiros como Gard Sveen, Leena Letholainen e Caryl Férey estarão presentes na mesa-redonda ‘Tu, Frankenstein 4: Suspense, Terror e Fantasia’ evento que promove a troca de experiências e a vivências da escrita criativa.

O conceito do evento se inspirou no encontro promovido por Mary Shelley que, reunida com outros escritores criou o personagem Frankenstein numa madrugada de 1816 na Suiça.

Para se preparar para a ‘horripilante’ noite de imersão no mundo da fantasia dos monstros, os participantes se reunirão nos dias 6 e 7 de novembro no Auditório Barbosa Lessa para debater a literatura desta temática. A oficina de Escrita Criativa, em que se propõem a criação de fantasmas, monstros e enredos para a elaboração de contos, acontecerá na noite de 7 de novembro no Theatro São Pedro.

Palavras Cantadas

Unir a literatura à música só poderia resultar numa experiência rica, instigante e emocionante. Músicos que também arriscam os versos da literatura se apresentarão no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda).

31 de outubro – 20h: ‘Esse Tal de Borghettinho’, com Renato Borghetti e os jornalistas Márcio Pinheiro e Juarez Fonseca.

1º de novembro – 17h30: ‘Com Todas as Letras’, com Kleiton & Kledir.

1º de novembro – 20h: ‘O Poeta da Madrugada’, com Alceu Valença.

8 de novembro – 19h: ‘A Primavera da Pontuação’, com Vitor Ramil. Este será no Auditório Barbosa Lessa (CCCE Veríssimo)

Serviço
Área Infantil e Juvenil: das 9h30 às 21h
Localizada na Av. Sepúlveda
Áreas Geral e Internacional: 12h30 às 21h
Sábados: 10h às 21h
Localizada na Praça da Alfândega

roberto_belmonte

Faculdade de Publicidade e Propaganda

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: